terça-feira, 25 de novembro de 2008

Ambientes Virtuais Como Aliados na Aprendizagem


Se fizermos uma viagem pela história da humanidade percebemos que desde os primórdios o contato entre os seres manifestava-se nas mais variadas formas. Com a evolução dos tempos esta comunicação vem se aprimorando a medida que o homem também evolui movido pela curiosidade natural do ser humano. Da Era da Agricultura para a Revolução Mercantil e após as máquinas da Revolução Industrial fazem as informações circularem cada vez mais rápido, surgindo assim o telégrafo, o telefone, o rádio, a televisão e sua excelência, o computador que nos proporciona ligação imediata com qualquer parte do mundo.
Vivemos hoje na era da informação, dessa forma não é possível que a educação ignore os recursos revolucionários presentes nos mais variados ambientes, utilizando-se então da tecnologia como ferramenta para beneficiar um maior número de pessoas, buscando novas formas de aprendizagem bem como atingir aquela faixa da população até então excluída do direito de aprender. Para isso surgiu o AVAs como meio de facilitar este processo.
A importância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem como um caminho para a formação de novos conhecimentos e porque não da formação da cidadania, desenvolvendo assim uma consciência ética, solidária e comprometida com a construção de um a sociedade mais justa e igualitária.
Atualmente, muito é falado sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, sejam eles no entretenimento, estudos, pesquisas ou até mesmo na busca de atualização profissional. Algumas considerações sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, uma ver que estes são considerados como uma ferramenta fundamental de acesso à Educação a Distância, principalmente depois da regulamentação dessa modalidade de ensino através da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96. Com a evolução do ciberespaço, os AVAs surgiram como formas originais de criação, de interação, da busca pelo conhecimento.
O ciberespaço é compreendido como um campo aberto à intercomunicação, ao estabelecimento de interfaces com todos os dispositivos de criação, de registro de comunicação e simulação representadas pôr ferramentas dispostas nesse espaço virtual.
Os AVAs transformaram os padrões de relacionamento e interação entre os seres humanos, antes vividos com o contato presencial e, através do ciberespaço, este contato é virtual e, por isso, amplo, permitindo o contado o contado entre vários sujeitos em similares. Esta relação vem substituídos pelas mensagens instantâneas hoje vividas no espaço virtual, onde a comunicação é simultânea, interativa e mais eficaz.
É neste espaço de interatividade, que o virtual está sendo aplicado a qualquer ambiente de ensino-aprendizagem, proporcionando uma nova forma de ensino e uma nova forma de aprender. Os estudantes dialogam, interagem, buscam maiores conhecimentos, onde é possível solucionar dúvidas no mesmo momento em que se está interagindo. Os alunos descobrem um novo mundo, com novas possibilidades de relacionamento e de aprendizagem. E por isso são chamados são chamados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs).
Professores de todas as convicções filosóficas, por um motivo ou outro, estão sendo instigados a adaptar seus currículos para incorporarem atividades de aprendizagem apoiadas pelo uso de computadores em rede.
Os AVAs proporcionam tanto uma aprendizagem independente, quanto a formação de comunidades de aprendizagem. Dentro desse ambiente é importante ressaltar a função do professor, muitos acreditam que este é um profissional que, com o avanço das tecnologias, será substituído. Porém as ações do professor dentro dos AVAs são tão importantes quanto as de um professor presencial. Este profissional deve estimular a construção no sentido pessoal e social do conhecimento pelas interações e intervenções quando for o caso, a fim de controlar, ou até avaliar o cronograma do conteúdo e instrução com os aprendizes, tomando ritmo e direção do processo, pois os AVAs nada mais são que programas WEB desenvolvidos juntamente para facilitar essa interação entre professor-aluno, mediado pelo computador, sendo que o processo de aprendizagem é conduzido e mediado pelo professor.

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