Esta pesquisa tem por finalidade conhecer e analisar o perfil dos alunos da
educação a distância que utilizam o ambiente TelEduc como ferramenta de
ensino. A metodologia utilizada para conhecer esse perfil foi a aplicação de
questionário e a análise de dados de alunos enviados por professores de cursos a
distancia do ambiente TelEduc. Atualmente a diferença existente nas
características iniciais da educação a distancia é admirável. O advento da Internet
trouxe como principal benefício a interatividade. Os ambientes virtuais de
aprendizagem, como o TelEduc, permitem que professores e alunos, apesar de
não estarem no mesmo ambiente físico, se sintam como se estivessem no
mesmo espaço. Sala de aulas virtuais, fórum de discussões, salas de bate-papo
são ferramentas que auxiliam os usuários da educação a distância em sua busca
constante pela informação.Conhecer quem são as pessoas que procuram esse
tipo de ensino, quais são suas características, saber realmente o que elas
buscam nesse ambiente e a necessidade para a busca de novos domínios e
novos públicos com a finalidade de melhorar a ferramenta de ensino são os
objetivos deste trabalho.
Palavras-Chave: Educação a distância.Aluno., TelEduc. Novos Públicos
Há um debate constante no mundo acadêmico sobre quem é levado a
estudar on-line. Tem-se como fato dado que os alunos que estudam on-line
são adultos, pois essa espécie de aprendizagem, que se dá em qualquer
lugar e a qualquer hora, permite-lhes continuar trabalhando em turno
integral sem deixar de também dar atenção à família. “O aluno on-line
‘típico’ é geralmente descrito como alguém que tem mais de 25 anos, está
empregado, preocupado com o bem-estar da comunidade, com alguma
educação superior em andamento, podendo ser tanto do sexo masculino
quanto do feminino.” (GILBERT, 2001, p.74).
As características fundamentais da sociedade contemporânea que mais têm
impacto na educação são, pois, maior complexidade, mais tecnologia,
compressão das relações de espaço e tempo. Trabalho mais
responsabilizado, mais precário, com maior mobilidade, exigindo um
trabalhador multicompetente, multiqualificado, capaz de gerir situações de
grupo, de se adaptar a situações novas, sempre pronto a aprender. Em
suma, um trabalhador mais informado e autônomo.
O aluno on-line “típico” é geralmente descrito como alguém que tem mais
de 25 anos, está empregado, preocupado com o bem-estar social da
comunidade, com alguma educação superior em andamento, podendo ser
tanto do sexo masculino quanto do feminino.
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