As novas tecnologias de informação e comunicação, como os ambientes
virtuais de aprendizagem, estão cada vez mais presentes no processo educacional.
Nos ambientes virtuais de aprendizagem verifica-se a interação dos indivíduos
participantes, com destaque para a cooperação e colaboração como meios de
comunicação e construção do conhecimento.
A aprendizagem através de Ambientes Virtuais nos reporta a um novo
contexto de interação e aquisição do conhecimento de alunos, nas mais diversas
esferas de ensino. Ao deparar-se com uma situação de dúvida ou curiosidade, o
indivíduo provavelmente procurará uma forma de interação; como possivelmente
poderá sentir necessidade de discussões temáticas com o Docente ou demais
discentes através de alguma ferramenta de comunicação existente no Ambiente
Virtual de Aprendizagem.
A nossa motivação para desenvolver este trabalho se deve a algumas
leituras efetuadas no aspecto do ensino mediado pelo computador ou este sendo
usado como ferramenta na aquisição do conhecimento; procurando entender a
colaboração existente nos ambientes de aprendizagem e analisando os conceitos
de cooperação e colaboração.
contexto de interação e aquisição do conhecimento de alunos, nas mais diversas
esferas de ensino. Ao deparar-se com uma situação de dúvida ou curiosidade, o
indivíduo provavelmente procurará uma forma de interação; como possivelmente
poderá sentir necessidade de discussões temáticas com o Docente ou demais
discentes através de alguma ferramenta de comunicação existente no Ambiente
Virtual de Aprendizagem.
A nossa motivação para desenvolver este trabalho se deve a algumas
leituras efetuadas no aspecto do ensino mediado pelo computador ou este sendo
usado como ferramenta na aquisição do conhecimento; procurando entender a
colaboração existente nos ambientes de aprendizagem e analisando os conceitos
de cooperação e colaboração.
O professor estimula e compartilha informações iniciais, na formação da
comunidade on-line, mas muito se faz por parte do aluno, com a participação social,
mandando e respondendo mensagens aos colegas, ou seja, criando um ambiente
de comunidade, esta, agora, on-line. Este aluno deve ter vontade de trabalhar em
grupo, ser flexível e responsável, expor suas expectativas e participar efetivamente
de uma interação, cooperando e colaborando com os colegas virtuais, também deve
dispor informações biográficas, pessoais, assim socializando o ambiente de
aprendizagem virtual.
O aluno deve agir com humor, superar pequenos problemas como, por
exemplo, as dificuldades técnicas. O mais importante é criar um comprometimento
estimulado pelas discussões de idéias e opiniões, refletir e aprender com a ligação
ou conexão existente entre outros alunos e professores do curso, caracterizando
uma aprendizagem transformadora e auto-reflexiva, objetivada desde o início.
Não é necessário a criação de muitas atividades ou abordagens, de um
mesmo conteúdo, para discussão de um conceito, mas a utilização de meios
colaborativos, fazendo o aluno descobrir seu potencial e desenvolver amplamente a
aprendizagem, o que pode ser por meio de resolução de situações-problemas, para
que possa interagir com as suas vivências e participe de um grupo para
discussões.
O aluno on-line precisa ter acesso a todos os recursos e serviços
disponíveis na instituição, que deve oferecer experiência educacional de alta
qualidade e infra-estrutura tecnológica, juntamente com suporte técnico, permitindo
que o aluno on-line tenha todos os recursos e serviços disponíveis aos alunos
presenciais.
O tempo despendido pelo aluno conectado a um curso on-line é algo muito
importante, geralmente não é percebido pelo mesmo; deve ser então, definido e
discutido o tempo necessário à freqüência on-line do curso, estes aspectos são
formas de transparecer a estrutura de um curso, por exemplo.
É fundamental um estudo do tempo disponível para um aprendizado virtual,
que não deve ter uma sobrecarga de horário, desestimulando a freqüência
participativa e para não caracterizar uma sensação de sobrecarga, de
funcionamento contínuo e sem intervalos.
Além do tempo, outro aspecto importante seria discutir a avaliação que deve
a ser estabelecida. A avaliação do curso, que segue uma forma singular e possui
discussões e debates diferentes da aprendizagem tradicional, deve ser peculiar;
logo, o aluno virtual também deve ser avaliado sob uma nova óptica, de maneira
diversa da avaliação tradicional.
A avaliação de um aluno de um curso on-line se torna eficaz quando
percebe-se que aquele adquiriu habilidades cognitivas de forma a aplicar o que
aprendeu e contribuir para o grupo de estudo, formando um aprendizado
colaborativo. O plágio ou “cola” também deve ser abordado com antecedência,
mostrando suas complicações, se acontecerem, e que interferem no seu
desempenho como aluno. Mas, para que não aconteça um “plágio”, a avaliação
deve se estender a discussões, resolução de problemas, verificação de
argumentos, testes e provas, trabalhos em grupo e auto-reflexão.
comunidade on-line, mas muito se faz por parte do aluno, com a participação social,
mandando e respondendo mensagens aos colegas, ou seja, criando um ambiente
de comunidade, esta, agora, on-line. Este aluno deve ter vontade de trabalhar em
grupo, ser flexível e responsável, expor suas expectativas e participar efetivamente
de uma interação, cooperando e colaborando com os colegas virtuais, também deve
dispor informações biográficas, pessoais, assim socializando o ambiente de
aprendizagem virtual.
O aluno deve agir com humor, superar pequenos problemas como, por
exemplo, as dificuldades técnicas. O mais importante é criar um comprometimento
estimulado pelas discussões de idéias e opiniões, refletir e aprender com a ligação
ou conexão existente entre outros alunos e professores do curso, caracterizando
uma aprendizagem transformadora e auto-reflexiva, objetivada desde o início.
Não é necessário a criação de muitas atividades ou abordagens, de um
mesmo conteúdo, para discussão de um conceito, mas a utilização de meios
colaborativos, fazendo o aluno descobrir seu potencial e desenvolver amplamente a
aprendizagem, o que pode ser por meio de resolução de situações-problemas, para
que possa interagir com as suas vivências e participe de um grupo para
discussões.
O aluno on-line precisa ter acesso a todos os recursos e serviços
disponíveis na instituição, que deve oferecer experiência educacional de alta
qualidade e infra-estrutura tecnológica, juntamente com suporte técnico, permitindo
que o aluno on-line tenha todos os recursos e serviços disponíveis aos alunos
presenciais.
O tempo despendido pelo aluno conectado a um curso on-line é algo muito
importante, geralmente não é percebido pelo mesmo; deve ser então, definido e
discutido o tempo necessário à freqüência on-line do curso, estes aspectos são
formas de transparecer a estrutura de um curso, por exemplo.
É fundamental um estudo do tempo disponível para um aprendizado virtual,
que não deve ter uma sobrecarga de horário, desestimulando a freqüência
participativa e para não caracterizar uma sensação de sobrecarga, de
funcionamento contínuo e sem intervalos.
Além do tempo, outro aspecto importante seria discutir a avaliação que deve
a ser estabelecida. A avaliação do curso, que segue uma forma singular e possui
discussões e debates diferentes da aprendizagem tradicional, deve ser peculiar;
logo, o aluno virtual também deve ser avaliado sob uma nova óptica, de maneira
diversa da avaliação tradicional.
A avaliação de um aluno de um curso on-line se torna eficaz quando
percebe-se que aquele adquiriu habilidades cognitivas de forma a aplicar o que
aprendeu e contribuir para o grupo de estudo, formando um aprendizado
colaborativo. O plágio ou “cola” também deve ser abordado com antecedência,
mostrando suas complicações, se acontecerem, e que interferem no seu
desempenho como aluno. Mas, para que não aconteça um “plágio”, a avaliação
deve se estender a discussões, resolução de problemas, verificação de
argumentos, testes e provas, trabalhos em grupo e auto-reflexão.
No ambiente virtual que tem por finalidade uma aprendizagem colaborativa
encontramos uma ação compartilhada, uma interação que deve estar presente no
decorrer do trabalho que possibilitará rever os conceitos e idéias dos participantes,
desenvolvendo um conhecimento compartilhado.
encontramos uma ação compartilhada, uma interação que deve estar presente no
decorrer do trabalho que possibilitará rever os conceitos e idéias dos participantes,
desenvolvendo um conhecimento compartilhado.
Umas das ferramentas a serem utilizadas é o Fórum de Discussões ou
ferramentas de bate-papo/chats de um Ambiente Virtual de Aprendizagem baseado
ou disponível na internet.
O bate-papo/chat, pode se caracterizar como algo mais informal, direcionado
a um indivíduo ou a um grupo, onde todos se relacionam sem a organização de
tópicos, a discussão poderá ficar disponível ao grupo ou a um indivíduo.
Através dessa interação e das discussões surge uma comunidade de
aprendizagem.
A comunidade de aprendizagem virtual é constituída por pessoas com
características determinadas, com interesses ou necessidades comuns, com
políticas e regras que surgem com a interação, com algumas já pré-estabelecidas
no ambiente virtual. Essa comunidade de aprendizagem virtual se difere de uma
comunidade virtual pelas discussões, pela troca de idéias, onde os participantes
compartilham um interesse, a ser alcançado, através de fóruns ou lista de discussão
virtual.
Nos fóruns de discussões, de comunicação, os indivíduos utilizam a
linguagem escrita, bem como a possibilidade de anexarem arquivos para se
expressarem e se comunicarem.
Dessa maneira, o fórum de discussão estabelece um meio de comunicação
entre indivíduos, uma comunicação existente entre o processo de formação do
conhecimento e a aprendizagem de colaborativa, uma forma de cooperação entre
os indivíduos participantes.
ferramentas de bate-papo/chats de um Ambiente Virtual de Aprendizagem baseado
ou disponível na internet.
O bate-papo/chat, pode se caracterizar como algo mais informal, direcionado
a um indivíduo ou a um grupo, onde todos se relacionam sem a organização de
tópicos, a discussão poderá ficar disponível ao grupo ou a um indivíduo.
Através dessa interação e das discussões surge uma comunidade de
aprendizagem.
A comunidade de aprendizagem virtual é constituída por pessoas com
características determinadas, com interesses ou necessidades comuns, com
políticas e regras que surgem com a interação, com algumas já pré-estabelecidas
no ambiente virtual. Essa comunidade de aprendizagem virtual se difere de uma
comunidade virtual pelas discussões, pela troca de idéias, onde os participantes
compartilham um interesse, a ser alcançado, através de fóruns ou lista de discussão
virtual.
Nos fóruns de discussões, de comunicação, os indivíduos utilizam a
linguagem escrita, bem como a possibilidade de anexarem arquivos para se
expressarem e se comunicarem.
Dessa maneira, o fórum de discussão estabelece um meio de comunicação
entre indivíduos, uma comunicação existente entre o processo de formação do
conhecimento e a aprendizagem de colaborativa, uma forma de cooperação entre
os indivíduos participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário