domingo, 30 de novembro de 2008

Atividades realizadas

Nome: Monica Lucia de Souza Lemos

RESUMO

Pedagogia da autoria
Carmen Moreira de Castro Neves


As novas tecnologias da informação e comunicação mudaram o cenário mundial da educação à distância, permitindo intercâmbios que desenvolvem os conteúdos pedagógicos com excelente padrão de qualidade transformando a educação como um todo, rompendo limites de tempo e espaço entre educandos e professores.
As contribuições das tecnologias foram relevantes, principalmente por permitir
Interações em tempo real entre tutores e alunos, o que revolucionou a educação em virtude dessas interações.
“Todo o processo educacional passou a exigir revisão de paradigmas: planejamento, gestão, profissionais multidisciplinares, materiais didáticos, infra- estrutura, avaliações, relação tutor/ alunos, arquitetura da escola, investimentos. Todos os componentes da educação vêm sendo aperfeiçoados na perspectiva de colocar o aprendiz no centro do projeto educacional.”(Pag.1)

Atualmente a EAD prima pela qualidade, buscando avaliar as inteligências múltiplas de cada pessoa inserida neste processo, a fim de desenvolvê-las a s capacidades de aprendizados de cada um.
A entrada dos TICs nos ambientes de ensino, organizações, bancos, e etc. revitalizaram a maneira de como fazer a educação presencial, ou seja, técnicas usadas na EAD são forte aliadas às técnicas presenciais, possibilitando uma melhor qualidade de aprendizado, rompendo fronteiras geográficas e temporais.
“A verdadeira evolução será quando não for preciso adjetivar a educação com presencial ou à distância: simplesmente educação.” (pag.3) No entanto nosso país ainda não possui o preparo ideal para essa transformação. Mas está a caminho, pois já instituições públicas e privadas já oferecem cursos de graduação e pós-graduação nesta modalidade.
A pedagogia da autoria procura transpor obstáculos disseminados por grandes educadores como: Paulo Freire, Vigotsky, Piaget, Morin e outros que colocam em destaque a singularidade e conjunto complexo do ser humano e sua competência de edificar dados e de originar planos e informações importantes na construção do conhecimento.
“Ao deparar-se com os alunos, no entanto, o professor percebe-se diante de alguém que se aventura e cria páginas na web, blogs, fotologs, inventa filminhos com a câmera digital, domina os recursos de um celular, enfim, alguém capaz de produzir.” (Pag.5)

Desta forma, vale incentivar a o uso das variadas TICs para que a qualidade da construção do conhecimento seja continuada e o desenvolvimento coletivo, adotando alunos e professores como agentes do processo da pedagogia da autoria.
A pedagogia da autoria vem com o objetivo de mudar paradigmas de professores e alunos, estruturando o processo de TV Escola, constituindo uma pré- exibição para professores com intuito de prepará-lo, exibição das aulas de acordo com horário das aulas nas escolas, porém melhor elaboradas com recursos apropriados, e a pós-exibição como complemento da aprendizagem, com jogos interativos, textos para democratizar o processo de aprendizagem incentivando a autoria.
“Do ponto de vista pedagógico, a interatividade deve possibilitar, por meio de um canal de retorno, a comunicação assíncrono-síncrona do usuário com aplicativos residentes no ambiente do provedor do serviço, mediando, inclusive, comunicação com outros usuários” (Pag.10)

A pedagogia de incentivo à autoria está pautada em uma infra-estrutura que provoca e explica as respostas de autores pessoais e de grupos determinados a descobrir, avaliar, contextualizar, ampliar, ou seja, a lançar suas idéias e conhecimentos de um tema. Esta proposta traz um universo de novas estratégias de ensino-aprendizagem, valorizando a interatividade como melhoria na qualidade de ensino.
O acesso as tecnologia de educação é hoje fundamental para um desenvolvimento de um trabalho de qualidade em quaisquer áreas profissionais.
A pedagogia da autoria busca desenvolver a capacidade de criticar, de aprender autonamente independente, e não apenas reproduzir, repetir, e sim visa educação continuada, para que pessoas possam elevar sua auto-estima e busquem ampliar seus horizontes e alcançar objetivos melhores.




Nenhum comentário: